Mec estabelece novas regras do ENEM

01/06/2009 08:05

Deu no jornal a Tribuna

MEC estabelece as regras do novo Enem

Os estudantes que participarão do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentarão 10 horas de prova nos dias 3 e 4 de outubro.

Serão 180 questões objetivas de múltipla escolha, 45 em cada uma das 4 provas: linguagem e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.


O edital, com os detalhes da prova, foi publicado ontem no Diário Oficial da União. A previsão, anteriormente, era de 200 perguntas, mas foi alterada a pedido de reitores, preocupados que a prova fosse muito longa.

As inscrições começarão no dia 15 de junho e irão se encerrar em 17 de julho. O processo será feito exclusivamente pela internete no sítio do Enem. Pelo menos 35 das 55 universidades federais já decidiram usar o exame em seus processos seletivos.

Além das questões de múltipla escolha, o aluno precisará escrever uma redação.
Segundo o edital, o texto deverá ser estruturado na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre tema na área social, científica, cultural ou política.


A Universidade Federal do Acre (Ufac) ainda não decidiu se irá aderir ao Enem no seu processo seletivo. Segundo informações do sítio do Ministério da Educação e Cultura (MEC), até quarta feira, dia 27, o Acre permanecia no rol dos estados das instituições federais que não adotaram o exame como ingresso à faculdade.

O sítio do MEC diz também que as universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo, sendo eles: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

“Eu acredito que as expectativas são as melhores, mas não sou a favor da Ufac aderir ao Enem. A partir de agora, será bem mais difícil e concorrido”, destaca o aluno do 3º ano do ensino médio da escola José Rodrigues Leite, Ian David.

Já a estudante do terceiro ano Maisa Dias diz que já vai iniciar as tentativas na prova do Enem de 2009 para ir praticando. Ela também não é a favor das universidades aderirem ao Enem como processo seletivo. (Simone Chalub)

 

Voltar