Alunos da rede estadual de ensino serão matriculados automaticamente

12/01/2010 12:22


O Estado atende atualmente 160 mil alunos em 256 escolas

ImageOs pais dos alunos que terminaram o ano letivo na rede estadual de ensino não precisam ir às escolas para fazer matrícula. O procedimento de validação da matrícula, neste ano, será feito automaticamente pelo sistema informatizado. A transferência eletrônica permite, de acordo com a coordenadora do Sistema de Gestão Escolar da Secretaria de Educação, Katiusia Paula de Souza, maior rapidez no processo de matrícula. “As matrículas escolares de alunos da rede estadual de ensino serão efetivadas automaticamente. Nosso foco é diminuir as filas e evitar transtornos”, esclarece a coordenadora.

As transferências também serão automáticas quando, por exemplo, o aluno terminou o último ano do ensino fundamental, e a escola não disponibilizar o ensino médio. A transferência será feita dentro do quadro de vagas de cada instituição de ensino.

As matrículas para novos alunos serão realizadas no período de 18 a 22 de janeiro nas próprias escolas. No ato da matrícula são necessários o comprovante de residência e certidão de nascimento do aluno.  Jean Mauro, diretor de Gestão da Secretaria de Educação, destaca que a modernização do sistema garante o controle dos resultados das políticas que estão sendo adotadas na educação do Acre, na medida em que aponta a quantidade de alunos aprovados e faz o cálculo da necessidade de vagas, suprimindo a totalidade das demandas.
O Sistema Integrado de Gestão Escolar é um programa de gerenciamento acadêmico, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da SEE, e visa proporcionar agilidade e eficiência na gestão educacional no que diz respeito a matrículas, histórico escolar, relatórios gerenciais e demais documentos referentes à vida acadêmica.

O aumento do número de matrículas realizadas no Acre foi confirmado pela divulgação dos dados do Censo Escolar, que mostra os dados estatísticos de todo o país. O crescimento das matrículas foi de 2,7% em 2008, o terceiro melhor desempenho do país e o 1º do Norte. No ensino fundamental o incremento foi de 6,6%, sendo o segundo do Brasil e o 1º do Norte e no ensino médio, o aumento foi de 8,1%, o melhor entre todos os Estados.

Fonte: A.N.

Voltar