Acreditamos que uma escola boa é aquela que proporciona aos educandos condições de torná-los cidadãos integros e críticos.

Os funcionários dessa Unidade  Escolar não medem esforços para que isso ocorra, e os resultados aparecem nas mais diversas formas.

Hoje apresentamos a foto de cinco alunos classificados e já trabalhando, como estagiarios da UFAC.

Parabéns! E podem continuar contando conosco.

_____

 

HMM: MEDALHA DE BRONZE NA OBMEP 2010 COM O ALUNO LUAN FELIPE

       DOIS MIL E DEZ ESTÁ SENDO UM ANO DE VITÓRIAS PARA A ESCOLA HMM. APÓS O ÊXITO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA (COM O ALUNO THALES SCHERER) E DO 1º LUGAR NO PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO 2010-2011, MAIS UMA GLÓRIA: O ALUNO LUAN FELIPE MOMO É MEDALHISTA DE BRONZE NA 6ª OBMEP - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - NO NÍVEL 3 (ENSINO MÉDIO), DE UM TOTAL DE APENAS 1800 MEDALHISTAS EM TODO O BRASIL. ESFORÇOU-SE BASTANTE PARA ESSE RESULTADO, E MERECE OS PARABÉNS DAS EQUIPES GESTORA E PEDAGÓGICA, E TAMBÉM DO CORPO DOCENTE.

 

30 ALUNOS HMM CLASSIFICADOS NO VESTIBULAR 2011 DA UFAC

 

O desenvolvimento da escola Heloísa Mourão Marques e a qualidade de seus docentes mais uma vez são evidenciados neste ano. Alcançamos a marca de 30 classificados apenas no vestibular 2011 da UFAC (não contabilizados os aprovados em universidades particulares - veja a relação ao lado). O trabalho dos professores e o esforço dos alunos são fundamentais para um bom resultado, e neste caso percebe-se o perfeito equilíbrio desses quesitos.

Entre os classificados, são dignos de nota dois primeiros lugares: Rebeca Rocha do Nascimento (primeira colocada para o curso de Pedagogia, com 109 pontos, sendo 29 da redação!) na primeira foto abaixo ao lado de Thales, 23º para o curso de Nutrição e Luan Felipe Momo (segunda foto, primeiro colocado para  curso de Geografia Bacharelado, com 109 pontos).

Enem pode ser feito por adulto que não cursou o Ensino Médio

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – pode ser feito por pessoas que estejam pleiteando certificação nesta etapa de ensino. Ou seja: pessoas que não cursaram ou não concluíram o Ensino Médio e que, agora, têm a chance de fazer a prova do Enem e, atingindo a pontuação mínima exigida – 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação -, receberão seu certificado de conclusão.

Conforme edital retificado publicado no Diário Oficial da União de hoje, dia 22, a pessoa que estiver pleiteando um certificado de conclusão não precisa ter freqüentado a escola regular nem a Educação de Jovens e Adultos. A condição para obter a certificação é que o participante tenha 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010, o que ocorrerá no dia 06 de novembro.

O Inep faz a inscrição, aplica e corrige a prova. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação. Institutos e os centros federais de educação, ciência e tecnologia também poderão certificar no nível de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados do Enem 2010. Dessa forma, o candidato deverá, no ato da inscrição, indicar a secretaria ou o instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação. Na própria ficha de inscrição há a lista de instituições certificadoras, que são aquelas que firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep.

Para realizar a inscrição é exigido o CPF. Outra exigência é o preenchimento do questionário socioeconômico.

Assessoria de Imprensa do Inep/MEC 

Atenção  empresários!

Convidamos Vossa Senhoria para participar do processo licitatório nº 001/2010, que tem como finalidade a aquisição de material de consumo e permanente para esta a Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Heloísa Mourão Marques. Aproveitamos a ocasião para convidar a comparecer na referida Unidade de Ensino, situada à Rua Rio Grande do Sul, nº 1908 – Bairro Aeroporto Velho, nesta cidade, no dia 23/06/2010 (quarta-feira), às 14:00 horas, para presenciar a abertura dos envelopes de DOCUMENTAÇÃO e PROPOSTAS referentes ao convite nº 001/2010.

 

História das Copas do Mundo

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. 

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.

Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.

Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.

Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.

Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.

Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol 

- O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;

- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;

- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;

- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;

- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;

- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.

Os campeões de todos os tempos

Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006).

 

 

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Essa escola também partic

 

 

 

 

 

 

 

Água:novo petróleo da economia

Imagine-se andando por horas debaixo do sol escaldante do deserto Saara. Não existe nenhuma sombra e nem uma gota de água pra beber pelos próximos 300 km, os quais você terá que andar sozinho a pé antes de chegar na cidade mais próxima. Aposto que em uma situação dessas você pagaria até 100 mil reais por um copo de água.
A água é o ingrediente essencial da vida, e sem ela tudo perde seu valor. A água é o constituinte mais característico da Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, sendo encontrada principalmente nos oceanos e calotas polares, e também na atmosfera sob a forma de nuvens, nos continentes em rios, lagos, glaciares e aquíferos, além da que está contida em todos os organismos vivos.

Então preservar é preciso.

-------------------------------------->SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 01/06 A 05/06

  

 

 

 

 

 

 

As comemorações da Semana do Meio Ambiente leva-nos a refletir sobre temas como desmatamento, poluição e destruição do planeta. A conscientização de todos faz-se necessária para a qualidade de vida e garantia de sobrevivência para nossas gerações futuras. Pensando nisso trazemos  para você uma coletânea com as melhores frases sobre esse tema tão atual e relevante.

"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância"
Gandhi

"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro."
Provérbio Indígena

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
Mahatma Gandhi

“O amor é a nova nomenclatura para ‘preservação da espécie’.”
Dayane Breyer

“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.”
João Bosco da Silva

(site melhor a cada dia)

 

Greve dos professores muda calendário escolar

Com o fim da greve de 30 dias dos professores da rede estadual de ensino, o calendário escolar poderá ser alterado. Segundo Gean Mauro, diretor de Gestão da Secretaria de Educação, o órgão está trabalhando para que o calendário não seja prejudicado. Ele também pede aos pais de alunos que fiquem tranqüilos com o decorrer do ano letivo. “Os dias e horários serão cumpridos integralmente conforme o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB)”.

Apesar de nada confirmado no momento, o diretor informa que eles ainda terão uma reunião definitiva na Secretaria para discutir a questão. No entanto ele adianta que existem duas possibilidades para suprir esses dias de aulas perdidos. A primeira é o comprometimento do recesso escolar do meio do ano e a segunda é estender os dias de aula no final do ano. Ele afirma ainda que os dias de sábado e feriado serão respeitados conforme determina a lei.

Quanto às dificuldades para implementar esse novo calendário, Mauro ressalta que cada escola terá um tratamento diferenciado. “A única dificuldade é que tem escolas que ficaram mais dias sem aula e outras menos, por isso cada caso vai ser analisado separadamente e terá um tratamento diferenciado para melhor adequá-la ao novo calendário”.  

COMBATA A DENGUE!

FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
1/2 litro de álcool;- 1 pacote de cravo da Índia(10 g);- 1 vidro de óleo corporal(100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias, agitando, cedo e de tarde; depois coloque o óleo corporal (pode ser de nenê, amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.

-----X--

 

 

Professores vão ter prova de avaliação

O Ministério da Educação (MEC) pretende implantar, a partir de 2011, o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, espécie de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do magistério. A prova tem o nome de Exame Nacional de Ingresso Na Carreira Docente, e será para os profissionais da área de educação a fim de avaliar os professores que querem ingressar na rede pública de ensino.

Na semana que vem, o ministério submeterá a uma consulta pública proposta com os conteúdos que deverão ser cobrados no exame. A ideia do “Enem” para professores veio da insatisfação e certeza do órgão de que os concursos públicos para professores são de baixa qualidade, especialmente nos pequenos municípios.

Osmarina Montrezol, diretora de Escola (foto) achou louvável a iniciativa. “E importante priorizar pela qualidade. As vezes recebemos professores com uma qualidade muito baixa. Eu como professora não teria problema nenhum em fazer um exame deste. Acho que traria uma qualidade melhor para o ensino”, pondera.

“O exame precisa ir além. Pode até ser eficaz, mais a qualidade do professor não pode ser medida somente por uma prova objetiva, às vezes o professor tem uma boa avaliação, mais quando entra na sala de aula não tem didática e capacidade nenhuma para lidar com o público”, destaca José Gleidson, coordenador de Ensino.

Já para coordenadora Pedagógica, Izanilde Davila dos Santos, a prioridade é a obtenção da qualidade do ensino. “Acho uma boa proposta, pois levariam os professores a se qualificarem mais e se atualizarem sempre. Se os professores se esforçarem mais para entrar na carreira de docente só quem ganha com isso é o ensino que tende a melhorar”.

A primeira edição da prova nacional para a seleção de professores está prevista para 2011, divulgou no fim de semana o Ministério da Educação (MEC). A prova tem o nome de Exame Nacional de Ingresso Na Carreira Docente, será uma espécie de Enem para os profissionais da área de educação e a fim de avaliar os professores que querem ingressar na rede pública de ensino. Mais informações sobre o assunto no site do Ministério da Educação: www.mec.gov.br.

Reflexão: O que é a Semana Santa?

Uma Pergunta simples com resposta complexa.

Para muitas pessoas batizadas, a semana santa é um feriadão: tempo de descanso, de praia, viagem, etc. A sexta-feira santa é o único dia freqüentado na procissão e ainda e o dia de tomar vinho, como se vinho fosse sem álcool; a partir do sábado é tempo de se empanturrar com chocolate que é a única referencia de muitas pessoas para a páscoa. O momento vivido acaba não comunicando nada para essa gente que vive na linearidade do tempo. O personagem central e principal de todas as cenas da semana, JESUS, passa despercebido. Na realidade estamos em uma cultura católica sem as motivações cristãs.

A páscoa, na verdade é uma pessoa chamada Jesus de Nazaré que depois se ressuscitado passou a ser o Cristo da nossa fé. A sua morte foi decidida: Foi preso, julgado e condenado à morte de cruz. Ele foi assassinado. O maior e exclusivo milagre de toda historia da humanidade: Ele venceu a morte, ressuscitou, está vivo para a decepção e o fracasso das autoridades de seu tempo. Portanto, celebramos a sua Paixão, Morte e Vitória sobre o suplicio e a morte de cruz.

Em sua páscoa Jesus já realiza a nossa páscoa, porem, cada ser humano deve levá-la à plenitude na páscoa de Cristo.

Todas as criaturas, filhas de Deus, através do batismo se unem a Ele através da comunidade cristã que nos gera para uma vida renovada, onde re-nascemos pela água e pelo Espírito Santo. É nesse exato momento que iniciamos uma grande caminha que termina na vida eterna e plena na comunhão com Deus. No batismo somos como a planta, enxertados em Cristo como membros do seu corpo para assumirmos a sua causa e o seu projeto de vida. No mundo a nossa missão será aquela: enxergar como Jesus, agir como Jesus, pensar como Jesus, defender as pessoas e os interesses que ele defendeu. Ser no hoje da nossa historia a presença Dele mesmo, sendo discípulos-missionários que vivem a dinâmica da escuta e da comunicação da mensagem escutada.

Nesta ótica, não existe semana santa nem mistério pascal sem discipulado e sem anúncio, consequentemente, ela será sempre uma passagem dinâmica em nossas vidas: sempre o Senhor nos convida a uma páscoa, isto é, sempre estaremos diante de uma proposta de vida nova.

Todos os relatos pós - pascais apresentam o indicativo da missão: Ide! Tudo para mostrar que ao celebrarmos verdadeiramente a Páscoa seremos envolvidos na dinâmica do testemunho que caracteriza fortemente os tempos da eclesiologia dos Atos dos Apóstolos.

Pe. Bosco

 

Matrícula aberta para curso pago de marchetaria básica

Além dos cursos gratuitos, está aberta a matrícula para o curso pago de marchetaria básica, que se inicia no dia 15 de março. São 20 vagas e as aulas acontecem das 18h às 22h. Para poder participar, exige-se idade mínima de 16 anos e estar cursando no mínimo a 5ª série ou ter concluído o ensino fundamental.

Cada vez mais requisitados, os setores da construção civil, madeireiro e mobiliário carecem de mão-de-obra capacitada e qualificada a fim de atender a uma demanda crescente e exigente no Estado. Somente no ano passado foram criados mais de 10 mil empregos e a previsão é de que em 2010 o ritmo continue a todo vapor nesses setores.

Fieac.24/02/2010

vDia Internacional da Mulher

 

Histórico
     O Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. Em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas fixou a data em 8 de março. Desde então este é o dia escolhido para lembrar o longo caminho na conquista de direitos, obtidos por meio de lutas a que mulheres do mundo todo se dedicaram.

     Mas qual o motivo de se comemorar esta data em 8 de março? Essa origem possui versões distintas: uma disseminada mundialmente (mas com pouca fundamentação em documentos históricos) e outra mais polêmica (quase esquecida, mas com uma série de “provas”). Por via das dúvidas, apresentaremos um resumo das duas origens.

     A versão mais aceita conta que em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, um incêndio criminoso matou 129 operárias, empregadas em uma indústria têxtil, que protestavam contra a excessiva carga de trabalho, os baixos salários (três vezes menor que os dos homens) e as péssimas condições de trabalho. Para conter a manifestação, a polícia e os patrões teriam trancado as portas da fábrica e colocado fogo no prédio, queimando todas as manifestantes. Essa é a versão que embasou as lutas de feministas nas décadas de 1960 e 70 e que serviu de inspiração para a criação da data oficial pela ONU, pela Unesco (em 1977) e pelo prefeito de Nova Iorque (em 1978).

     Nos últimos 20 anos, no entanto, diversas pesquisas têm apontado que o incêndio de 1857 nunca ocorreu, ou seja, é fictício. A pesquisadora canadense Renée Cóté deu início às discussões ao lançar, em 1984, o livro “O Dia Internacional da Mulher – os verdadeiros fatos e datas das misteriosas origens do 8 de março, até hoje confusas, maquiadas e esquecidas”. Na obra, a autora explicava que não encontrou em nenhum arquivo dos Estados Unidos, da Europa e do Canadá qualquer referência à greve de 1857. Nem os jornais da época comentaram o fato. A pesquisadora defende (assim como muitos outros estudos viriam a defender depois) que o incêndio criminoso foi um mito criado juntando diversas greves que ocorreram no início do século 20 com o incêndio que ocorreu em 25 de março de 1911, em Nova Iorque, matando 146 pessoas, entre mulheres e homens.

     O primeiro registro a respeito do incêndio de 1857 ocorreu em 1966, em uma publicação da Federação das Mulheres Comunistas da Alemanha Oriental. De lá para cá, o “mito” foi consolidado e novos fatos foram acrescentados por diversas entidades.

     Ultimamente tem-se defendido a teoria de que um dia dedicado às mulheres começou a ser comemorado nas organizações socialistas ao redor do mundo, a partir de 1909, sempre em datas próximas ao 8 de março. Um deles, ocorrido em 1917, serviu de estopim para a Revolução Russa. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado nas décadas de 1910 e 20, mas com o surgimento do nazismo na Alemanha, o triunfo do stalinismo na URSS, o declínio da social-democracia européia e o início da Segunda Guerra Mundial enterraram as manifestações das mulheres. Somente nos anos 60, o feminismo ganharia novo fôlego e todas as questões de igualdade entre gêneros voltariam à tona.

     A discussão a respeito da origem da data já gerou muita polêmica e não será concluída tão cedo. Independentemente disso, é importante valorizar cada vez mais o 8 de março como uma data para refletirmos as relações que estabelecemos em nossa sociedade e para lutarmos por condições iguais entre os sexos. Afinal, a exploração de mulheres ainda está longe de ter um fim.

 

Abertas inscrições para a 6ª Olimpíadas de Matemática das escolas públicas

Imprimir

E-mail

 

Escrito por Ernani Baracho, Assessoria SEE   

25-Fev-2010

Evento premia alunos e professores da rede pública de ensino

 

Escolas devem se inscrever até o dia 26 de março (Foto: Assessoria SEE)

Criar um ambiente estimulante para o estudo da matemática e, consequentemente, despertar maior interesse pela disciplina. Este é o principal objetivo da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2010, que está com inscrições abertas até o dia 26 de março. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática, a OBMEP bateu recorde de participações em 2009 com mais de 19 milhões de alunos na competição.

Podem participar das olimpíadas, alunos da 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (2º e 3º Segmentos) das escolas públicas. As provas vão ser divididas em duas fases: A primeira fase consta de teste objetivo de múltipla escolha e a segunda etapa de uma prova discursiva, onde participarão 5% dos alunos com melhor pontuação na 1ª etapa.

A premiação de alunos totaliza 500 (quinhentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos. Também são homenageados pelos organizadores do evento os professores de cada aluno premiado, as escolas e secretarias de educação conforme regulamento.

Na edição de 2009, 83 estudantes acreanos foram premiados com medalhas de prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Somadas todas as edições já foram contemplados cerca de 600 jovens em todo Estado. Para o orientador que tiver maior número de pontos, ganhos de acordo com o tipo de medalha que seu aluno conquistar, recebe um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada no Rio de Janeiro (IMPA), além placa de homenagem e coleção de livros de Matemática. 13 professores da rede pública de ensino já fizeram o curso.

De acordo com o coordenador da OBMEP no Estado, Severino José de Deus, o evento tem trazido bons resultados para o aprendizado dos jovens. "Nossos alunos tem um ganho muito grande no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático que certamente criará importantes capacidades e habilidades para que possam usá-los em qualquer situação na resolução de situações problemas do cotidiano em  todas as áreas do conhecimento humano", afirma. 

As escolas que desejam se inscrever ou obter mais informações  pode acessar o site www.obmep.org.br.    

 


 

FEIRA DE CONHECIMENTO É SUCESSO,PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM!

 

 

 

 

ALUNO HMM SELECIONADO PARA PARTICIPAR DA SEXTA SESSÃO DO PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

O aluno Tiago Araújo de Souza, é o único aluno acreano que representará  nosso estado na sessão do parlamento jovem brasileiro, com o Projeto de Lei nº 01/2009 que torna obrigatória a arborização de vias, praças e centros urbanos das grandes cidades do país. Parabéns, Tiago, pela iniciativa e pelo exemplo a ser seguido. 

Estudantes inscritos no Enem já podem alterar local da prova

Opção foi disponibilizada nesta manhã pelo Ministério da Educação.
Novas provas serão realizadas nos próximos dias 5 e 6 de dezembro. 

 

 

Os estudantes inscritos no Enem que queiram alterar o local da prova, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, já podem solicitar a mudança. A opção está disponível desde as 11h30 na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), embora o órgão tivesse informado que o sistema  estaria no ar a partir das 8h. 

Os interessados têm até as 23h59 da próxima quarta-feira (14) para solicitar mudanças. Segundo o Inep, os estudantes vão receber a confirmação da inscrição pelo correio, e-mail ou por mensagem no celular.

 

Escola recebe o Selo Escola Solidária 2009

------------------------------------------------------------------- 

 

MEC cancela prova do Enem

2009-10-01 13:33

 

Denúncia de jornal, de que o exame teria vazado, motivou a suspensão.
Expectativa do MEC é realizar nova prova em 45 dias.

 

Do G1, em São Paulo

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.

Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.

Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.

O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

 

AddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThisAddThis

Atenção!
Enem adiado - Nota Oficial

O Ministério da Educação informa que as provas do Enem marcadas para este final de semana foram adiadas por motivos de segurança.

O Inep já possui uma segunda prova e deve anunciar a nova data nos próximos dias, depois de reorganizar a logística.

O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.

Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas.

Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês.

O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso. 

ENEM não deixe questões em branco

O sistema de correção a ser utilizado é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). O Inep vai dar a cada questão um certo grau de dificuldade e o computador vai conseguir saber, de acordo com o padrão de respostas, o quão preparado para dar aquela resposta o candidato estava e se houve um “chute.” O foco será no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta.


Com isso, o estudante pode até acertar mais questões do que outro, mas poderá ter uma nota menor. Mesmo com os gabaritos sendo divulgados após a prova, ele não vai conseguir determinar quanto tirou no exame. O resultado final será divulgado nos dias 4 de dezembro (provas objetivas) e 8 de janeiro (redação

 

 

Revolução Acriana

2009-08-04 14:22

 

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Revolução Acreana é o termo pelo qual se conhece, no Acre, o processo político-social que levou à incorporação do território desse estado ao Brasil. O período começa em julho de 1899, quando o território é proclamado estado independente, sob Luis Gálvez Rodríguez de Arias, e termina em 1903, depois que os brasileiros residentes no local vencem a disputa pela força das armas, comandados por José Plácido de Castro. A Revolução Acriana chegou ao fim com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, pelo qual a Bolívia cedeu o território ao Brasil (e o Peru aceitou a divisão de fronteiras) em troca de 2.000.000 Libras esterlinas e da construção da ferrovia Madeira-Mamoré (apelidada "Mad Maria").

A chamada "Revolução Acreana" ocorreu no âmbito da disputa pela posse do território entre três países vizinhos: Brasil, Bolívia e Peru. Entre 1899 e 1903, o território do atual Acre (em disputa entre Bolívia, Peru e Brasil) foi proclamado autônomo por três vezes como Estado Independente do Acre, embora a independência só tenha sido reconhecida pelo lado brasileiro.